Algumas curiosidades sobre a Casa Rosada

Imagem: Graphical Brain/Pixabay

Imagem: Graphical Brain/Pixabay

Para as pessoas que desejam conhecer a Argentina, a Casa Rosada é um ponto turístico de visita praticamente obrigatória. Sede do governo do local, o prédio ficou mais conhecido em todo o mundo por ter em sua fachada uma coloração bem diferente das demais.

Muitas são as lendas que envolvem o motivo da sede da presidência Argentina ser cor-de-rosa. A mais utilizada pelas pessoas é a que explica que a intenção principal foi misturar as cores dos principais partidos políticos da época, o unitário (branco) e o federalista (vermelho), para simbolizar a união e a paz. Entretanto, se dermos uma olhada nos registros históricos, veremos que essa história é um pouco diferente.

Na verdade, a cor surgiu por causa do presidente da época, Domingo Faustino Sarmiento, que era muito ligado em tendências de cores. Sarmiento percebeu que aquele tom de rosa estava muito em alta na arquitetura italiana e logo pediu para pintarem o prédio sede com a cor.

Mas, como você pode imaginar, no século XIX não era tão fácil encontrar tintas naquela coloração! Então, para chegar no tom certo foi preciso utilizar uma mistura bem estranha que envolvia gordura, cal e sangue de boi.

Ao longo dos anos, a Casa Rosada já foi pintada de outras cores, como branco e verde escuro, mas o rosa foi tão marcante que nunca mais trocaram o tom.

Melhor época para visitar: A primavera e o outono são as melhores estações para se visitar Buenos Aires, justamente por trazerem um clima mais ameno e agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>